Tecnologia com qualidade

quinta-feira, 22 de novembro de 2012

Ubuntu Tweak 0.8 – Agora com alternativa ao Software Center


O Ubuntu Tweak é uma extraordinária ferramenta que está em constante desenvolvimento e que permite de uma forma muito intuitiva configurar facilmente o Ubuntu. Esta é certamente uma das ferramentas mais usadas pelos utilizadores da distribuição da Canonical.
Depois de quase meio ano após a disponibilização do tweak 0.7, Tualatrix Chou (responsável pela aplicação) disponibilizou o Tweak 0.8 com novidades interessantes.
ut_000


Num artigo publicado no blog oficial da aplicação, Tualatrix Chou apresenta as novidades do Tweak 0.8 e também alguns screens com a evolução da mesma.
Há 4 anos atrás, no Ubuntu Tweak 0.3.4, foi introduzido, pela primeira vez, a funcionalidade  “Adicionar / Remover” de forma a simplificar a instalação das aplicações.  Nessa versão foi também integrada a possibilidade de incluir fontes de terceiros.
ut_00
E a funcionalidade para adicionar fontes de terceiros
ut_01
No entanto, com o passar dos anos, o responsável pelo projecto redesenhou a aplicação de forma a torná-la ainda mais simples e atraente e também incluindo funcionalidades que os utilizadores usam frequentemente. Para quem instalar o Ubuntu Tweak 0.8 verificará de imediato as mudanças.
Ao entrar no separador Apps, verificará do lado esquerdo  as categorias das app, e do lado direito  os ícones das aplicações associadas a essas categorias.
ut_02
Carregando em cima de um dos ícones, aparecerá uma interface que apresenta algumas informações sobre a aplicação selecionada. Neste caso (imagem seguinte) podemos verificar que não existe uma fonte disponível para instalar o Google Chrome Stable.
ut_03
No entanto, selecionado de imediato a opção Google Chrome Oficial Source, verificará que a opção de instalação/actualização será activada.
ut_04
Vamos a um outro exemplo: No caso do Chromium, o utilizador poderá por exemplo escolher em instalar uma versão estável ou em desenvolvimento.
ut_05
Esta é uma funcionalidade interessante que está disponível no Ubuntu Tweak 0.8 e que torna esta aplicação cada vez mais fantástica e completa. Segundo o autor, há ainda algumas funcionalidades a melhorar, sempre com o objectivo de numa única interface proceder à administração de todo os sistema.

Como instalar no Ubuntu?

Para instalar o  Ubuntu Tweak 0.8 no seu sistema, basta abrir o terminal e inserir os seguintes comandos:
sudo add-apt-repository ppa:tualatrix/next
sudo apt-get update
sudo apt-get install ubuntu-tweak
O Ubuntu Tweak é um must-have para qualquer utilizador que uso como sistema operativo o Ubuntu. Para quem pretenda colaborar no projecto, o autor da aplicação disponibiliza um blog onde podem ver como podem colaborar.

0 comentários:

Postar um comentário

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

 
Powered by Blogger