Tecnologia com qualidade

sexta-feira, 30 de novembro de 2012

OfficeSIP – Aprenda a criar um servidor VoIP



…com suporte para mensagens de texto e audio
Actualmente o que não faltam por aí é ferramentas de comunicação apetrechadas das mais diversas funcionalidades. No entanto e tendo como base a confidencialidade, procurei em tempos uma solução que fosse controlada e gerida localmente e que permitisse a funcionários de Instituições se comunicarem entre eles,dentro da Instituição e não só,  através de texto ou áudio.
Depois de algumas pesquisas, descobri o OfficeSIP que me permite criar um autêntico servidor de comunicações, baseado no protocolo SIP e disponível para Windows.
voip00

O OfficeSIP é uma solução de comunicação, direcionada para LAN’s, que recorre ao protocolo SIP (Session Initiation Protocol) – um protocolo de sinalização para iniciar, gerir e terminar sessões multimédia em redes de dados, tipicamente usada nas soluções VoIP. Um exemplo popular da utilização do VoIP é o skype.
Como instalar/configurar o servidor OfficeSIP?
O servidor OfficeSIP servirá para iniciar, gerir e terminar todos as comunicações. Além disso, podemos facilmente criar utilizadores e até acrescentar contas de ISP para que seja possível a comunicação com o exterior. Para instalar/configurar o servidor OfficeSIP basta seguir os seguintes passos:
Passo1 – Uma vez que o OfficeSIP funciona em Windows, a instalação é relativamente simples. Primeiro fazemos o download do ficheiro aqui e depois Next, next… até acabar a instalação.
sip_00
Passo 2 – Depois de instalado, vamos ao diretório que foi definido para a instalação e executamos o ficheiroControlPanel.exe
sip_01
Passo 3 – Depois de basta carregar em Connect (Isto porque ainda não temos nenhum utilizador criado).
sip_02
Passo 4 – Criação de utilizadores
Para criarmos utilizadores, basta aceder a .csv File
sip_03
… A criação de utilizadores é bastante simples. Para criar um utilizador basta indicar o username, Display Name, Email e definir uma password
sip_04
(De referir que o OfficeSip Server inclui suporte para Active Directory)
sip_05
Depois de instalado o servidor, num próximo artigo iremos ensinar a ligarem os clientes através dos mais diversos softwares. O OfficeSIP Server é sem duvida uma excelente plataforma de comunicações uma vez que é bastante simples de implementar e também muito simples de configurar e gerir.
Licença: Freeware
Sistemas Operativos: Windows 2000 / XP / Vista / 7 / 8
Download: officesip-server-3.3 [2,8 MB]
Homepage: OfficeSip

0 comentários:

Postar um comentário

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

 
Powered by Blogger