Tecnologia com qualidade

terça-feira, 20 de novembro de 2012

Oracle VM VirtualBox 4.2 acaba de ser disponibilizado


Oracle VM VirtualBox 4.2 acaba de ser disponibilizado

…com suporte para o Windows 8, Mac OS X 10.8 “Mountain Lion,” e Oracle Linux 6.3. O VirtualBox suporta também Drag N’Drop entre o host e VMs Linux assim como suporte para VLAN tagging.
Uma das tecnologias da qual sou  adepto ferrenho é da virtualização. Gosto de ter o meu sistema operativo de raiz mas também gosto de testar outros e aí a virtualização é uma tecnologia fantástica. Basicamente passamos a ter dentro da mesma máquina física, um conjunto de máquinas virtuais que podem correr os mais diferentes sistemas operativos.
O  VirtualBox é uma das aplicações gratuitas que permite aos utilizadores todo o potencial da virtualização onde podemos construir um sistema com todas as características técnicas mas de uma forma virtual não permanente. Hoje foi disponibilizado o tão esperado VirtualBox 4.2. Vamos conhecer as novidades.
vm_00

O Virtualbox é actualmente a ferramenta de virtualização mais populares para ambientes domésticos. Esta nova versão acrescenta novas funcionalidades, das quais se destacam o VM Groups  e melhorias ao nível da rede e suporte a novas plataformas.
Eficiência, melhorias ao nivel da rede e suporte a novas plataformas
  • Melhorias na eficiência e gestão – O novo Virtualbox permite uma gestão mais eficiente e simples de um numero alargado de máquinas virtuais. A nova funcionalidade VM Groups permite que os administradores e utilizadores, possam gerir várias máquinas de uma só vez, através de uma interface gráfico ou via CLI.
  • Melhorias ao nível da rede: O Oracle VM VirtualBox 4.2 tem agora suporte para 36 placas de rede virtuais (ao contrário das 8 que eram suportadas em versões anteriores). Além disso, uma das funcionalidades mais interessantes é o suporte para VLAN tagging, permitindo assim a operação das VMs em cenários de rede com Vlans. Além disso, o utilizador pode agora também definir a largura de banda para cada máquina virtual.
  • Suporte para novas plataformas: O O Oracle VM VirtualBox 4.2 tem agora suporte para o  Windows 8, Mac OS X 10.8 “Mountain Lion,” e Oracle Linux 6.3
vm_01
O Oracle VM VirtualBox 4.2 apresenta um conjunto de interessantes funcionalidades, que ajudam e apoiam a massificação da tecnologia de virtualização. Para quem nunca experimentou, aqui está uma boa oportunidade.
Como instalar no Ubuntu?
O Oracle VM VirtualBox 4 está disponível para a maioria dos sistemas operativos. Quem pretender instalar no Ubuntu basta correr os seguintes comandos.
echo "deb http://download.virtualbox.org/virtualbox/debian $(lsb_release -sc) contrib" 
sudo tee /etc/apt/sources.list.d/virtualbox.list wget -q http://download.virtualbox.org/virtualbox/debian/oracle_vbox.asc -O-  sudo apt-key add - sudo apt-get update
Para quem pretender gerir remotamente as máquinas virtuais do Virtualbox através da web, pode recorrer aophpVirtualBox.
Licença: Freeware
Sistemas Operativos: Windows/Linux/MacOS
Download: [Win] VirtualBox-4.2 [90,62 MB]
Download: [MacOS] VirtualBox-4.2 [100,38MB]
Download: [Linux] Linux (Várias Versões)
Homepage: VirtualBox

0 comentários:

Postar um comentário

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

 
Powered by Blogger