Tecnologia com qualidade

sexta-feira, 30 de novembro de 2012

Tutorial Elastix II – A sua central telefónica digital



Aprenda a criar extensões
O momento é de crise e as palavras de ordem são “redução de custos”! Nesse sentido, as tecnologias actualmente disponíveis podem ajudar a poupar uns trocos e a tecnologia VoIP (Voz sobre IP também designada de Voz sobre Internet) é sem dúvida uma boa aposta.
Depois de ter apresentado as novidades do Elastix 2.3.0 e processo de instalação aqui, hoje vamos ensinar ensinar a criar extensões no Elastix. O objectivo final desta rubrica sobre Elastix écolocar em comunicação dois softphones.
elastix_00

Como já referido em outros artigos, o elastix permite transformar um simples PC numa autêntica central telefónica digital. Depois da instalação desta plataforma, é importante que se crie um plano de numeração interno para se proceder à criação de extensões.
Exemplo de um plano interno numeração muito simples:
  • Ext. 1001 – Presidente Pedro Pinto
  • Ext. 1002 – Secretaria Presidência
  • Ext. 2001 – Serviços de Informática
  • Ext. 3001 – Contabilidade
Como criar extensões no elastix?
Criar uma extensão no elastix é muito simples. Para este tutorial, vamos criar extensões que posteriormente serão associadas a um telefone VoiP ou softphone, que usarão o protocolo SIP (Session Initiation Protocol). Para isso vamos escolhemos o separador PBX e em Device escolhemos Generic SIP Device e carregamos emSubmit.
elastix_001
Dentro do formulário para criação de uma extensão existem muitos parâmetros. No entanto, para este tutorial vamos apenas indicar os campos mínimos necessários sendo eles:
  • Add Extension
    • User Extension (Indicação da extensão)
    • Display Name (Nome do utilizador associado à etensão)
elastix_002
Device Options
  • Secret (Password da extensão)
elastix_003
Depois de preenchidos os campos referidos, devem no final do formulário carregar em Submit. Para que as alterações da configuração sejam aplicadas, devem carregar em “Apply Configuration Changes Here
elastix_004
Feitos os passos anteriores têm assim a vossa primeira extensão criadas. Como “TPC”, tentem criar as restantes extensões que indico no plano de numeração. Num próximo tutorial iremos ensinar como configurar as extensões criadas num softphone.

0 comentários:

Postar um comentário

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

 
Powered by Blogger