Tecnologia com qualidade

segunda-feira, 7 de janeiro de 2013

XAMPP 1.8.1


Um pacote de distribuição Apache com servidor, MySQL, PHP, Perl, um servidor FTP, phpMyAdmin e outros.


Configurar um servidor Apache com MySQL  e PHP  foi por muito tempo um dos grandes pesadelos para quem estava iniciando no desenvolvimento Web, uma tarefa que exige a edição de vários arquivos de configurações diferentes.

 Para resolver este problema, foram criados pacotes de instalação que configuram automaticamente o ambiente necessário para iniciar o desenvolvimento.

Com o XAMPP podemos ter um servidor Apache configurado com MySQL, PHP e Perl funcionando em menos de 5 minutos e, principalmente, sem realizar qualquer procedimento complexo. Caso deseje, o utilizador pode ainda alterar as configurações mais avançadas dos componentes de conexão e servidores, simplesmente recorrendo aos seus arquivos de configuração, agora reunidos a partir de um único lugar.

Manipule de forma muito mais prática seu servidor Apache e MySQL
                           Manipule de forma muito mais prática seu servidor Apache e MySQL

Nada de manuais complexos

Depois de uma instalação extremamente prática, o pacote continua simplificando a vida do desenvolvedor na hora de executar o Apache e MySQL, fornecendo atalhos para scripts de execução e a possibilidade de instalar os servidores como serviços do Windows, operações estas que podem ser feitas a partir de um painel de controle totalmente visual, dispensando qualquer tipo de código.

O XAMPP traz um sistema de administração também acessível pelo navegador

O XAMPP traz um sistema de administração também acessível pelo navegador

Ao colocar os servidores no ar, podemos acessar através do próprio navegador uma página de boas vindas do XAMPP, que exibe uma lista detalhada de configurações e também alguns exemplos de códigos em PHP. Outro destaque do pacote vem pelo fato de possuir nativamente o phpMyAdmin  pronto para utilizar, nos permitindo manipular de maneira mais prática as bases de dados MySQL.

Uma impressão de que está sobrando algo

O fato da ferramenta eliminar qualquer etapa de configuração também traz alguns problemas, como o fato de não permitir ao usuário escolher exatamente aquilo que será instalado, inflando a pasta de instalação com itens que o desenvolvedor não utiliza. Com o tempo é possível remover os itens não usados, exigindo para isto que o usuário edite as configurações dos programas manualmente.

Cada vez mais completo

Arquivos do Apache, MySQL, FileZillaFTP e MercuryMail em um só lugar
Arquivos do Apache, MySQL, FileZillaFTP, TomCat e MercuryMail em um só lugar 

Com o pacote, temos a certeza de obter em instantes um servidor Web pronto para utilizar, sendo incorporada na versão 1.7.4 também o servidor Apache Tomcat, próprio para o desenvolvimento com a tecnologia Java. Diante de suas facilidades, o pacote se torna também uma ótima oportunidade para aqueles que desejam documentos de configuração padrão para aprender a configurar o servidor.

Dicas para a utilização

  • O MySQL possui inicialmente o usuário root configurado com uma senha em branco como padrão;
  • Para utilizar o servidor FileZilla, incorporado por padrão, existe o usuário newuser com a senha wampp;
  • Antes de disponibilizar o acesso ao servidor pela Internet é recomendado revisar as configurações de segurança, inicialmente preparadas para simplificar a criação de um ambiente de testes;
  • A pasta principal do site pode ser acessada a partir do botão Explore, seguindo até a pasta htdocs.

O pacote completo inclui


0 comentários:

Postar um comentário

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

 
Powered by Blogger