Oracle VM VirtualBox 4.2 acaba de ser disponibilizado
…com suporte para o Windows 8, Mac OS X 10.8 “Mountain Lion,” e Oracle Linux 6.3. O VirtualBox suporta também Drag N’Drop entre o host e VMs Linux assim como suporte para VLAN tagging.
Uma das tecnologias da qual sou adepto ferrenho é da virtualização. Gosto de ter o meu sistema operativo de raiz mas também gosto de testar outros e aí a virtualização é uma tecnologia fantástica. Basicamente passamos a ter dentro da mesma máquina física, um conjunto de máquinas virtuais que podem correr os mais diferentes sistemas operativos.
O VirtualBox é uma das aplicações gratuitas que permite aos utilizadores todo o potencial da virtualização onde podemos construir um sistema com todas as características técnicas mas de uma forma virtual não permanente. Hoje foi disponibilizado o tão esperado VirtualBox 4.2. Vamos conhecer as novidades.
O Virtualbox é actualmente a ferramenta de virtualização mais populares para ambientes domésticos. Esta nova versão acrescenta novas funcionalidades, das quais se destacam o VM Groups e melhorias ao nível da rede e suporte a novas plataformas.
Eficiência, melhorias ao nivel da rede e suporte a novas plataformas
- Melhorias na eficiência e gestão – O novo Virtualbox permite uma gestão mais eficiente e simples de um numero alargado de máquinas virtuais. A nova funcionalidade VM Groups permite que os administradores e utilizadores, possam gerir várias máquinas de uma só vez, através de uma interface gráfico ou via CLI.
- Melhorias ao nível da rede: O Oracle VM VirtualBox 4.2 tem agora suporte para 36 placas de rede virtuais (ao contrário das 8 que eram suportadas em versões anteriores). Além disso, uma das funcionalidades mais interessantes é o suporte para VLAN tagging, permitindo assim a operação das VMs em cenários de rede com Vlans. Além disso, o utilizador pode agora também definir a largura de banda para cada máquina virtual.
- Suporte para novas plataformas: O O Oracle VM VirtualBox 4.2 tem agora suporte para o Windows 8, Mac OS X 10.8 “Mountain Lion,” e Oracle Linux 6.3
O Oracle VM VirtualBox 4.2 apresenta um conjunto de interessantes funcionalidades, que ajudam e apoiam a massificação da tecnologia de virtualização. Para quem nunca experimentou, aqui está uma boa oportunidade.
Como instalar no Ubuntu?
O Oracle VM VirtualBox 4 está disponível para a maioria dos sistemas operativos. Quem pretender instalar no Ubuntu basta correr os seguintes comandos.
Para quem pretender gerir remotamente as máquinas virtuais do Virtualbox através da web, pode recorrer aophpVirtualBox.
Licença: Freeware
Sistemas Operativos: Windows/Linux/MacOS
Download: [Win] VirtualBox-4.2 [90,62 MB]
Download: [MacOS] VirtualBox-4.2 [100,38MB]
Download: [Linux] Linux (Várias Versões)
Homepage: VirtualBox
Sistemas Operativos: Windows/Linux/MacOS
Download: [Win] VirtualBox-4.2 [90,62 MB]
Download: [MacOS] VirtualBox-4.2 [100,38MB]
Download: [Linux] Linux (Várias Versões)
Homepage: VirtualBox
0 comentários:
Postar um comentário