O Android, como sistema operativo proveniente da “máquina” Google, foi intrinsecamente desenhado para que possa servir como um meio para vender publicidade. Não me refiro às aplicações da Google, pois essas não a têm, mas sim aos programadores que pretendem incluir publicidade nas suas aplicações, essas por norma gratuitas.
Em contraste com outros grandes sistemas operativos, na Google Play Store existem grandes títulos gratuitos que não o são na concorrência mas, e como há sempre o outro lado da moeda, a aplicação prevê que seja mostrada publicidade ao utilizador.
Surge agora para Android a famosa extensão de Browsers, em forma de aplicação, que é capaz de omitir toda a publicidade e, a melhor novidade, sem requerer permissões de acesso “root”!
Até aqui, um dos grandes motivos para ter permissões de acesso “root” no Android, era a “necessidade” de instalar a aplicação AdFree para remover a publicidade em todo o sistema, quer no Browser quer nas outras aplicações.
O Adblock Plus surge assim como uma novidade pois, sem requerer permissões de acesso “root” (com um senão, referido abaixo), é capaz de bloquear a publicidade em todo o sistema Android: publicidade enquanto se navega no Browser ou nas aplicações que a incluem, tal como faz o AdFree.
Concretamente, é capaz de bloquear anúncios mobile, publicidade em vídeo, banners, notificações push, publicidade HTML5 e muito mais.
Existem no entanto algumas limitações relativamente à versão do sistema operativo, ao tipo de rede utilizada e às permissões de acesso “root”:
- Com acesso “root”: bloqueia publicidade com ligação Wi-Fi e 3G
- Sem acesso “root” com Android 3.1 ou superior: bloqueia publicidade com ligação Wi-Fi
- Sem acesso “root” com Android 3.0 ou inferior: é necessária alguma configuração manual, nomeadamente a configuração de um proxy. Mais informação aqui.
Note-se ainda que, por limitações inerentes ao sistema, não é possível bloquear publicidade proveniente de sites com ligação segura SSL.
Sempre que o Adblock Plus estiver activo, surge um ícone na barra de notificações do sistema. Segundo os mentores do projecto, este “pequeno aborrecimento” deve-se à necessidade de manter a aplicação aberta, ou seja, caso o ícone não estivesse nesse local, a prioridade de manter a aplicação aberta em backgournd seria inferior, o que levaria a que o próprio sistema operativo a fechasse em determinadas condições, deixando assim de surtir efeito. No entanto, está a ser feito trabalho no sentido de contornar esta necessidade.
Devido a esta aplicação ser um filtro de todos os dados que chegam ao dispositivo, é provável que surja no sistema como a aplicação que “maior tráfego consome”, o que não é alarmante pois significa que, de facto, está a cumprir o seu propósito. E por este ser mais um projecto open-source, existe uma comunidade que reúne esforços no sentido de melhor a qualidade deste “serviço”, actualizando e melhorando os filtros de publicidade, enriquecendo-os quanto ao bloqueio da maior quantidade de publicidade possível.
Baixar na Play.google
Baixar na Play.google
0 comentários:
Postar um comentário