O Fedora 18 “Spherical Cow” foi certamente uma das distribuições com mais atrasos na sua disponibilização. Foram nada mais nada menos que 70 dias, após a data inicialmente prevista para o lançamento da versão mas hoje, tal como previsto recentemente pela equipa de desenvolvimento do Fedora, foi finalmente lançada a versão final do Fedora 18 “Spherical Cow”. Vamos conhecer as novidades (que são muitas e interessantes).
O Fedora é uma distribuição patrocinada pela RedHat e é muito popular por incluir funcionalidades e tecnologias que não se vêm em outras distribuições. O Fedora é sistema operativo rápido, estável e potente para uso diário, construído por uma comunidade ao nível mundial. Este é uma das minhas distribuições Linux preferidas e antes de existir o Ubuntu, era a única distribuição que usava. A simplicidade, flexibilidade, usabilidade e suporte foram trunfos que me convenceram, deste o primeira dia que conheci experimentei.
Como tem vindo a ser noticia, os vários bugs ao nível de desenvolvimento fizeram com que o o Fedora 18 “Spherical Cow” chegasse com vários dias de atraso. De acordo com Robyn Bergeron, lider do projecto Fedora, os atrasos deveram-se essencialmente à re-escrita do instalador Anaconda.
Novo instalador (Anaconda)
O Fedora 18 introduz o suporte para UEFI Secure Boot podendo agora ser instalado em máquinas que foram compradas com windows 8 instalado. O UEFI (EFI (Extensible Firmware Interface) Unificado) é uma interface de firmware padrão para PCs, concebida para substituir o BIOS (basic input/output system). Este padrão foi criado por mais de 140 empresas tecnológicas como parte do consórcio UEFI, incluindo a Microsoft.
Foi concebido para melhorar a interoperabilidade do software e abordar as limitações do BIOS…mas muitas guerras tem levantado entre a Microsoft e o mundo Linux. Como já referido, esta versão do Fedora inclui um Anaconda remodelado, que oferece agora uma interface limpa e mais atual. No entanto a equipa fez saber que o Anaconda ainda não 100% livre de bugs ver aqui
GNOME 3.6 com ambiente de trabalho gráfico
Incluindo o Gnome Shell como interface por omissão. Nautilus, Gnome Contacts, GNOME Boxes estão também disponíveis.
Ambientes de trabalho Cinnamon e MATE estão disponíveis nos repositórios
Para os utilizadores que não gostam do GNOME Shell, o Fedora dá a possibilidade de instalarem facilmente o Cinnamon ou o MATE.
Samba 4
O Samba permite implementar mecanismos de partilha de ficheiros e impressoras, sendo assim possível o acesso a recursos do Windows a partir do Linux. O Fedora 18 traz suporte para o Samba 4.0 que :
- Permite controlar um Active Directory
- Traz Suporte para Group Policy
- Nova infraestrutura RPC
- Roaming Profiles
- Disponibilização de ferramentas administrativas do Windows e
- Integração com o Exchange
- Servidor de directório LDAP
- Servidor seguro de Dynamic DNS
- Servidor de autenticação Heimdal Kerberos
- Suporte para Windows XP,7, 8
- Suporte para SMB3 e SMB2.1
Suporte para a tecnologia Cloud
Esta nova versão do Fedora inclui suporte para o Eucalyptus um IaaS (Infrastructure-as-a-Service) e para aOpenStack.
Offline system update
Esta ferramenta não é exactamente o que o nome indica. Basicamente, com esta ferramenta podemos actualizar componente críticas, em modo offline.
Outras novidades:
- Linux Kernel 3.6 (3.6.10)
- X Server 1.13
- Nautilus 3.6.3
- GNOME Control Center 3.6.3
- Evolution 3.6.3
- GNOME Documents 3.6.2
- GNOME Boxes 3.6.2
- Deja Dup backup tool 24.0
- Rhythmbox 2.98
- Empathy 3.6.2
- Firefox 18
- Cheese 3.6.2
- Shotwell 0.13.1
- Transmission 2.72
- GDM 3.6.2
- LibreOffice 3.6.3.2
- Melhorias no SSM (System Storage Manager)
- /tmp é usado em tmps por omissão, o que permite melhor e aumentar o tempo de vida dos discos SSD.
Homepage: Fedora Project
0 comentários:
Postar um comentário