"Faça uma jornada além das fotos de satélite: viaje no tempo e até no fundo do oceano"
Google Earth é o programa do Google que coloca o mundo em seu computador, por meio de imagens de satélites. Este excelente aplicativo, agora em sua sexta versão, conta com ainda mais atualizações que fazem a diferença, com destaque para a velocidade e integração com demais serviços na web! Agora, navegar pelo Google Earth ficou mais rápido, integrado e o consumo de memória RAM do sistema diminuiu.
O programa começa com um globo terrestre. A partir dele, você pode girar o mundo ou aproximá-lo da maneira que quiser, vendo em excelentes detalhes países, cidades e até mesmo suas ruas, casas e pontos turísticos.
Novidades da versão
Outro merecedor de destaque que continua é o navegador interno, contido no Google Earth. Navegue facilmente sem sair do programa, visualizando informações necessárias e até mesmo recursos extras. Baseado em um webkit que agiliza o uso do aplicativo, o navegador interno do Google Earth permite ao usuário visualizar mapas e locais sem precisar abrir outro programa, fazendo tudo em um só local, de maneira muito mais cômoda e prática.
Novas imagens
Uma grande diferença está nas atualizações nos bancos de dados de suas imagens, possibilidade de ir um pouco além da Lua, visitando constelações distantes e o planeta Marte e melhor resolução de imagens locais da Terra. Seja dentro ou fora do Planeta Azul, suas viagens pelo Google Earth agora serão muito mais interessantes!
Integração com o Google Maps e Google Street View
A nova versão do Google Earth traz uma nova, interessante e surpeendente dimensão ao aplicativo: árvores em 3D. Árvores, objetos e uma visualização bem melhorada das ruas! Em várias cidades espalhadas pelo globo, são mais de 80 milhões de árvores renderizadas. Para ativar as árvores, basta clicar na caixinha correspondente a elas, chamada "Trees", dentro da camada "3D Buildings".
Confira abaixo como a equipe do Google Earth explorou Brasília, para colocar a capital federal em modo Street View:
Você pode também aplicar zoom a seu gosto, desde que o Street View esteja automaticamente ativado. Ou pode arrastar o avatar amarelo do Street View (chamado "peg man") até a rua que você deseja visualizar. Você também pode modificar a visão, se preferir: Street View ou ao nível do solo (e neste modo que você verá as construções em 3D e as árvores).
Google Earth agora permite a você visualizar as árvores, os oceanos, o céu e as construções (casas, prédios) com uma riqueza de detalhes impressionante!
Mapas e outras imagens com detalhes realistas que vão além da topografia
Google Earth não se baseia somente nos detalhes geográficos: você pode aplicar sobre as imagens mapas que trazem mais informações, como densidade, pluviometria e altimetria. Você também pode ver imagens tridimensionais do relevo e até mesmo dos prédios, monumentos e construções de algumas cidades. Ideal para estudiosos e viajantes que necessitam realizar um apanhado geral de certa localidade antes de visitá-la.
Além disso, é possível passear pelo fundo dos oceanos e até mesmo por Marte, locais fotografados com riqueza de detalhes. Muitos trechos ainda trazem fotos extras, fornecidas por Jacques Cousteau, internautas e até pela NASA (quem você acha que tirou as fotos de Marte?)!
Medidas e utilidades: uma ferramenta auxiliar em estudos geográficos
Não é só para passeio e curiosidades que serve o Google Earth. Com ele você pode medir distâncias, áreas e outros dados a partir das imagens de satélite. Para quem é profissional da área, ele também fornece ferramentas mais poderosas de medida, tornando mais fácil o trabalho de agrimensores, engenheiros florestais, geógrafos, geólogos, arqueólogos, oceanógrafos e outros profissionais que necessitem de tais recursos.
O aplicativo também aceita dados de GPS para que você possa visualizar caminhos que fez direto na superfície da Terra. E ainda pode exportar essas imagens no formato KML, que pode ser lido por qualquer outra pessoa usando o Google Earth.
O mundo inteiro com a distância de apenas alguns cliques
Esta poderosa ferramenta está ainda mais rápida, tanto em termos de inicialização quanto de navegação, e com recursos que irão satisfazer desde um estudante de primeiro grau a um viajante, aventureiro ou profissional da área geográfica e suas variações. Alguns probleminhas contidos na versão anterior do programa foram corrigidos, a exemplo do sistema de medições de distância.
Se você deseja apenas visitar uma cidade sem sair de sua cadeira, visualizando com detalhes o que acontece nas ruas das cidades contidas na lista do Street View, Google Earth é também uma excelente pedida.
0 comentários:
Postar um comentário